domingo, 19 de setembro de 2010

Meia Maratona Buenos Aires - Missão Cumprida!

Farei aqui um breve relato sobre minha primeira meia maratona que aconteceu em Buenos Aires no último domingo dia 12 de setembro de 2010 .

Tudo começou quando vi que um evento que iria pra Argentina seria na mesma época (Ekoparty) da prova e pensei, porque não iniciar por lá minha vida de meio maratonista ? Me programei e lá estava eu .

Quando resolvi participar sabia de poucas pessoas no Brasil que iriam mas com o passar do tempo comecei a ver que teriamos muitas e isso me deixou mais animado. Uma dessas pessoas que iriam e por ótimos motivos (Gravidez) não foi a @debsamor , que tinha pilhada para fazermos a Meia Maratona em 1h45m . Para mim um desafio e tanto sendo que nunca havia corrido 21km e de cara ja tentar esse tempo (pace de 5:00min/km) me obrigaria a muito treino e esforço. Comprei a idéia maluca da @debsamor e foi se 3 meses de treinos . No meio do caminho a @debsamor teve que abortar sua participação pois descobriu que estava grávida e com isso perdi meus parceiros (ela e o maridão Fabio).

Fui para Buenos Aires na sexta-feira, por muita coincidencia estava no mesmo voo da @patgomes1 e mais ainda sentado no banco da frente . Fomos conversando um pouco durante o voo e caminho do aeroporto, falando das corridas metas . Chegamos lá fomos almoçar/jantar (no Lobby do Hotel encontrei e reconheci o @correguto) ( ja eram umas 16:30 ) e após isso ambos com o mesmo pensamento, dormir cedo pois a noite antes da noite da corrida é muito importante dormir bem ainda mais porque na vespera as vezes é dificil dormir direito pela ansiedade =)!

A @Runtucunduva e o Ruy chegariam no sexta a noite. No caso ficou combinado que nos encontrariamos as 10:30 no Lobby do hotel para irmos a feira da meia maratona pegar os kits .
 E assim fomos para a primeira parte do projeto, com foto da saida do Ibis abaixo:

Chegando no local da retirada dos kits eu esperava bem mais da feira mas a retirada do kit em si foi bem tranquila e sem fila e abaixo nós com os kits em mãos.

Após isso demos uma volta pela feira que como citei muito simples pra algo internacional e fomos dar uma volta e comer empanadas . Depois de muita discussão chegamos a conclusão que 2 copos de Quilmes seriam as calorias pro final dos 21km , sem esses copos certamente quebrariamos , comemos empanadas e pra finalizar um sorvete no Freddo (já tinhamos calorias suficientes pros próximos 50km a essa hora hahaha) . Saimos da Galerias Pacifico e fomos para o primeiro encontro internacional dos #twittersrun no Obelisco . Vou tentar lembrar todos lá mas estavam  além de mim: @patgomes1 , @correguto , @runtucunduva , @fparadizo , @xilita , @supercesinha , @LCGRJ  , @blogdojoca , @alenahra e tinha mais gente que to esquecendo os twitter (depois so falar que atualizdo)  e uma fotinha abaixo:

Como costume marcamos um jantar de massas numa indicação do @xilita e para la fomos a noite , por volta das 20:30 para não voltarmos tarde comer uma boa massa.

No jantar fiquei sentado de frente com a Fernanda Paradizo (@fparadizo) no qual conversei bastante sobre os desafios e metas. Comentei com ela que seria minha primeira meia maratona e queria faze-la em 1h45m . Falei que faria como nos treinos, correria 1 hora com pace entre 4:50 a 5:00 e a partir dai sentir como as pernas estaria e aumentar,segurar ou diminuir .

Fomos todos para o hotel e na manhã seguinte o grande dia, acordei as 5:45 , comi pão que havia comprado no mercado antes pois o café da manhã no hotel so começaria a ser servidor as 6:30 e não daria tempo . Comi e fui para o local da largada encontrar o pessoal em frente aos guardas-volumes. Foi legal o encontro e ver na cara de todos a empolgação e expectativa, o dia estava MUITO bom, uns 15 graus e sol. Abaixo foto do pré-prova:

Desejei boa sorte a todos e fui pro local de pace de 4:30 a 5:00 min/km . Parado ali enquanto não largava pensei nas boas conversas com atletas amigos que me incentivaram bastante e até treinos juntos como o @cassiopoliti (nas suas contas e taticas para a Maratona) @klebercorrea e a Zilma Ultramaratonista que sempre treino com ela e logico muitos amigos #twittersrun no qual participei de uitos encontros/treinos . Foquei nos 21km abaixo de 1h45m e ali já percebi que se o psicologico funcionar daria tudo certo .

As 7:45 foi dada a largada , passei pelo portico inicial por volta de 1m30s após a largada o que era bom pois não tinha muita gente na minha frente .

Como citei antes tinha em mente manter o pace entre 4:50/5:00 min/km na primeira hora e após isso ver o que faria. Primeira KM por causa da muvuca sempre se perde um pouco de tempo e fiz ele por volta de 5:02 ,  depois disso fui aumentando a passada e no KM 5 estava com pace de 4:57 o que me deixou tranquilo pois até ali tava tudo nos conformes .

Quando cheguei a 1 hora de prova estava no KM 12,15 , as pernas estavam estava bem tranquilas e a partir dali dei uma apertada na passada . Os proximos 5km ou seja do 12,15 ao 17,15 fiz em 24:45 o que fixou meu pace e após isso comecei a trabalhar so a cabeça e fazer contas. Quando estava chegando ao final, olhei pro relógio e estava com 1h44m16. Não acreditei, pensei em todos os treinos, manhas, corridas e dietas. Terminei com aquela sensação de dever cumprido e feliz demais .  No final nos encontramos novamente e todos felizes com suas missões realizadas com sucesso . Abaixo o pessoal :

O trajeto completo da meia pode ser visto aqui: http://connect.garmin.com/activity/48729492

Agradecimentos a Equipe5ways e amigos!

Agora estou pensando nos próximos desafios, logicamente o produto final desses desafios é o Ironman em 2012 mas até lá terei que comer muita poeira e muitos treinos. Penso na Maratona no segundo semestre de 2011 mas veremos como tudo acontecerá até la. Comprei minha bike e agora além de correr também pedalarei como parte do treino. Acredito que uma prova de Duathlon no final do ano possa ser um bom desafio .