domingo, 12 de maio de 2013

De volta aos 14


E foi neste domingo de dia das mães.
Voltei aos 14, não de idade(que mentalmente acho que ainda não cheguei tão longe).
Depois de 9 meses, nasceu o tão esperado treino longo de 14km. E, obviamente, não foi fácil...mas ninguém falou que seria.

Confesso que a parte mais difícil foi superar o medo de correr essa distância depois de tanto tempo.
Pode soar estranho um maratonista falar isso, mas de 9 meses pra cá, minha realidade foi totalmente outra devido a muitos motivos.

Quando vi a planilha enviada pelo meu treinador Ronaldo Martinelli, 14km no fim de semana, senti um frio na barriga. Mas lá estava e dessa vez eu decidi que iria cumprir, pois anteriormente, fugi mesmo de treinos superiores a 12km. Resolvi encarar esse treino como uma prova e, como havia a prova da GRAAC, onde muitos amigos iriam correr, decidi juntar o útil ao mais do que agradável.
Porém, esta decisão de fazer o treino no domingo foi tomada por mim após ter acordado sem pique de correr no sábado. Pique que foi recuperado no final da tarde do próprio sábado após pedalar por uma hora.

E lá fui eu, cheguei as 7:30 da manhã na Assembléia Legistlativa, local onde estava toda a estrutura de apoio da prova. Passei na minha tenda da 5Ways, onde encontrei os professores Wagner e Danilo, e mais uma turma de alunos que iriam correr os 10k. Depois na tenda da 4any1, onde encontrei o meu amigo Eduardo Barbosa, e fomos juntos para a largada da prova. No caminho, ainda encontrei o ultra Silveira e o "sorteado" Clóvis Bento, amigos voadores.

Comecei num ritmo forte para um treino longo, mas que consegui manter e ajustar ao pace recomendado pelo meu treinador. Isso ainda no segundo km, quando fui chamado em alta e boa voz pela amiga Sueli Silva. Chegando ao km 3, fui energizado pela simpatia da Fernanda Ferraresi (FFF). Fui em frente e logo depois passei pelas iluminadas Bia e Claudia Schaefer, energias renovadas de novo! Próximo aos 6k, senti as pernas pesarem por ter rodado sempre próximo do pace mais baixo sugerido pelo treinador, as vezes até abaixo dele.

Eis que nesse momento surge a amiga Yeda, que foi companheira até os 10k e, literalmente salvou o meu treino. Totalmente ritmada e com total disciplina, foi falando do percurso de Boston e a experiência única de correr tal prova. Isso facilitou minha vida até perto dos 9k, onde tive que fazer uma parada forçada para amarrar meu tênis. Depois, dei um sprint para alcançá-la antes do pórtico para agradecê-la pela cia e seguir por mais 4k. Quando passamos pelos 10k, pensei comigo: por que não fiz os 4k antes?  Mesmo com esse pensamento, segui em frente, desviando das pessoas que paravam para trocar seus chips por medalhas. Corri uma parte pela grama, pulando as raízes de algumas árvores. Nos últimos 3km, perdi um pouco a noção da distancia percorrida. Finalizei o treino dentro do Parque do Ibirapuera, obviamente longe da Assembléia Legislativa, mas dentro do tempo programado: 01h08m56s - http://connect.garmin.com/activity/312062924

E comemorei muito essa vitória pessoal, ali mesmo no Parque, sozinho, como se houvesse ganho uma prova. E a sensação foi essa mesmo: hoje eu venci!

Por fim, voltei trotando até a Assembléia Legislativa, onde pude compartilhar minha felicidade com os amigos que lá estavam:
Yeda, Nelton, Eduardo, Abreu e família(que fizeram a caminhada pela primeira vez), Vicent, Mari, Felipe Oliveira, Rafaela e o Mito das corridas de rua Edson Bergara.
Ainda fiquei durante muito tempo pela área das tendas, onde recebi um tratamento VIP da Fisionoesporte(Rafa, salvou meu domingo), e encontrei os treinadores Aullus, Zelao, Darlan, Augusto e Wal, além dos reis dos cliks Tiao e Pinguim.

Não contente, fui tomar um café na casa do Vicent e da Mari, com direito a muitas risadas e papos incríveis não só de corrida. Voltei para a casa para abraçar minha mãe e minha irmã com a sensação do dever cumprido. E que venham os próximos.

Ótima semana a todos e vamos que vamos!

Um comentário:

  1. Querido!
    Você é especial!É sensível(calma!),é companheiro,é amigo!Um belo presente que ganhei num treino da Pedra Grande...lembro de você olhando,olhando...investigando,rindo...e imaginei que você nem fosse me adicionar...(muito boba pro rol de um nerd),mas pra minha surpresa,adicionou!Comemorei essa vitória pessoal...hahahahahah,porque tava na cara que vc era shooooooooow!Constatado!
    Sinto apenas por ter chegado só agora na nata!Graças ao Colucci!!!eba!
    Vamos que vamos...curte demais.Estamos de olho!No aguardo de muito mais!Um beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeijoooooooo Fabiano,garoto simpatia do meu face!

    ResponderExcluir